UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Começa a 32ª Semana do Conhecimento da UFMG no campus em Montes Claros
02 / out / 2023
Começa a 32ª Semana do Conhecimento da UFMG no campus em Montes Claros

No primeiro dia de evento foram apresentados trabalhos de Iniciação Científica desenvolvidos na instituição

Atividades de Iniciação Científica e de Extensão serão apresentadas no CAAD
Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

Trabalhos de Iniciação Científica e de Extensão do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG estarão em evidência no Centro de Atividades Administrativas e Didáticas (CAAD). As atividades serão apresentadas nos dias 2 e 3 de outubro, na primeira etapa da 32ª Semana do Conhecimento da UFMG. O tema da edição 2023, a segunda realizada presencialmente desde a pandemia, é Desenvolvimento sustentável e democracia na era da inteligência artificial, em consonância, como já é de costume, com o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Neste ano, o evento, que chega à 20ª edição, será realizado de 14 a 20 de outubro, com o tema Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável.
“O tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem inspirado os lemas trabalhados pela UFMG na Semana do Conhecimento. Neste ano, não foi diferente. Vários segmentos se reuniram para, inspirados no tema nacional, chegar à temática da Universidade nesta edição. No nosso caso, o desenvolvimento sustentável figura em relação à democracia e à inteligência artificial”, explica o pró-reitor de Pesquisa da UFMG, Fernando Reis. Neste ano, a organização do evento cabe à Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq).

Iniciação Científica

Trabalhos serão avaliados por comissões formadas por docentes
Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

No primeiro dia de evento foram apresentados alguns dos trabalhos de Iniciação Científica desenvolvidos na instituição. Ao todo, durante os dois dias, serão apresentadas 132 pesquisas realizadas no campus. “Teremos aqui trabalhos que envolvem os seis cursos de graduação da UFMG em Montes Claros e também trabalhos da Iniciação Científica modalidade Ensino Médio, a Iniciação Científica Júnior. São alunos de escolas públicas que vêm fazer projetos de pesquisa e são bolsistas no ICA”, explica o professor Ivan Pires de Oliveira, coordenador do Núcleo de Assessoramento à Pesquisa do Instituto de Ciências Agrárias (NAPq).

De acordo com o professor Ivan Pires de Oliveira, coordenador do NAPq, trabalhos de Iniciação Científica da Graduação e do Ensino Médio serão apresentados
Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

Foram formadas 12 comissões para avaliar os trabalhos, cada uma delas é composta por dois professores. “Os docentes avaliam a originalidade do trabalho, a contribuição da atividade para a formação do aluno e pedem uma explicação sobre o que foi feito neste período de Iniciação Científica”, complementa o coordenador do NAPq. Este ano, 12 trabalhos receberão o título de Relevância Acadêmica e, posteriormente, poderão ser apresentados durante a Semana do Conhecimento no campus Pampulha.
No dia 3 de outubro, além dos trabalhos de Iniciação Científica serão apresentadas as atividades de Extensão desenvolvidas no ICA. A Semana do Conhecimento do Campus Montes Claros terá continuidade de 23 a 25 de outubro, quando serão realizados minicursos, mesa redonda e o II Workshop da Pós-Graduação.
Confira a programação completa da 32ª Semana do Conhecimento do ICA aqui.

(Ana Cláudia Mendes I Cedecom UFMG Campus Montes Claros)