UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Com apoio do ICA, mutirão da castração atendeu a mais de 100 animais em Montes Claros
19 / mar / 2018
Com apoio do ICA, mutirão da castração atendeu a mais de 100 animais em Montes Claros

A iniciativa aconteceu no último mês e visa o controle populacional de animais de rua

Por meio do projeto de extensão “Adote um Amigo – Salve uma Vida”, o ICA participou da ação. Foto: Rúbia Fonseca/UFMG

No último mês, foi realizado o I Mutirão Itinerante de Castração de Montes Claros. A iniciativa foi realizada pelas Organizações Não Governamentais Justo Olhar e Pet Sem Fronteiras, com o apoio do Instituto de Ciências Agrárias (ICA). Em dois dias de evento foram castrados mais de 100 animais, entre cães e gatos.

A participação do ICA foi por meio do projeto de extensão “Adote um Amigo – Salve uma Vida”, realizado na instituição. A professora Rúbia Fonseca, que participou do evento, explica que a castração é a forma mais eficaz de e viável de controle populacional dos animais e da ocorrência de zoonoses no município. “O rápido ciclo reprodutivo dos mesmos, especialmente dos gatos, promove crescimento populacional exponencial em curto espaço de tempo”, explicou.

De acordo com a professora do campus regional da UFMG em Montes Claros, estima-se que sejam mais de 100 mil animais em condições de rua no município. Rúbia comenta sobre a importância deste tipo de evento não só para controle populacional de animais de rua, mas também dos que possuem tutores, em razão do alto número de abandono de animais. “Diversos estudos comprovam que o investimento em controle populacional traz grande economia de gastos em saúde pública, tornando-se a forma mais indicada para o manejo dessas populações em condições de rua, completou Rúbia”.

A iniciativa foi realizada na Escola Estadual Irmã Beata no fim de fevereiro e, além de Rúbia, também contou com a participação do professor Délcio Rocha.