UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Colação de grau é realizada no ICA
16 / jan / 2024
Colação de grau é realizada no ICA

Cerimônia foi realizada nesta terça-feira, 16 de janeiro, no campus Montes Claros

Bacharéis do curso de Administração durante o juramento
Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

Hoje, 72 novos bacharéis formados nos cursos de graduação do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG participaram da cerimônia de colação de grau referente ao segundo semestre letivo de 2023. Receberam o título os formandos dos cursos de graduação em Administração, Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal e Zootecnia.

Em seu discurso a bacharela em Engenharia de Alimentos, Ana Flávia Dias Costa, relembrou um pouco do cotidiano na Universidade, os desafios da pandemia, até a colação de grau. “Creio que assim como eu, muitos dos que aqui estão saindo da universidade com a percepção de que não se tratava apenas de um curso de graduação. A UFMG se tornou, literalmente, a nossa casa. Hoje, estamos aqui reunidos não só para celebrar as nossas conquistas acadêmicas, mas também para expressar nossa profunda gratidão a todos que nos apoiaram ao longo da nossa jornada”.

Bacharela em Engenharia de Alimentos, Ana Flávia Dias, relembrou em seu discurso os desafios e bons momentos da graduação
Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

O diretor do Instituto de Ciências Agrárias, professor Hélder dos Anjos Augusto falou sobre os desafios para conclusão do ensino superior no Brasil. “Em cada turma de estudantes que concluem o ensino médio, apenas um ingressa em uma instituição de ensino superior pública. Comparando-se com países como Canadá, Espanha e Reino Unido, cerca de 70% dos jovens com idades entre 18 e 24 anos chegam à universidade. No Brasil, esta média é de 10%. Em se tratando do interior do país, o desafio é maior ainda”, afirmou.

O Diretor do ICA, professor Hélder dos Anjos Augusto, falou sobre a importância do compromisso social para os novos bacharéis
Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

O diretor agradeceu aos formandos por terem escolhido a UFMG e reforçou o compromisso dos novos profissionais ao levar o nome da Universidade Federal de Minas Gerais para o mercado. “Vocês entram para o mercado com os conhecimentos adquiridos aqui. Este momento é a materialização de sonhos de muitos. Houve o tempo de semear e hoje é dia de colher. Vocês saem da UFMG com o compromisso de levar o nome da Universidade para o mundo. Ao sair daqui, lembrem-se de duas palavras: compromisso social. Este é o primeiro dever do ensino superior e dos cidadãos”.

Cerimônia foi realizada no auditório do Bloco C
Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

(Ana Cláudia Mendes I Cedecom UFMG Montes Claros)