UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Cidadania e Defesa da Democracia marcam recepção de calouros do Instituto de Ciências Agrárias
27 / mar / 2023
Cidadania e Defesa da Democracia marcam recepção de calouros do Instituto de Ciências Agrárias

Programação começou nesta segunda-feira segue até o dia 5 de abril

Calouros receberam as boas-vindas do vice-reitor da UFMG e do diretor do ICA. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

O Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG deu início na manhã de hoje (segunda, 27) à programação de recepção aos calouros de 2023. O vice-reitor da UFMG, Alessandro Fernandes Moreira, e o diretor do ICA, Hélder dos Anjos Augusto deram as boas-vindas aos novos alunos. “Aproveitem as oportunidades que a Universidade oferece. Não queiram abraçar todas, porque cada um de vocês tem um perfil. Aqui é um local de formação de pessoas, cada um tem uma vontade, uma inspiração, e a UFMG reconhece isso. Temos projetos pedagógicos que oferecem atividades de formação e de valorização da pessoa”, afirmou o vice-reitor.
Helder Augusto falou sobre a construção do conhecimento e o convívio no ambiente universitário. “Aqui vocês vão conviver com duas abordagens de formação. Uma formação instituída com base nas matrizes curriculares e uma formação construída pelas interações dentro e fora do campus, no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e em momentos de lazer. Vocês estão em uma das melhores universidades do Brasil e da América Latina. Se sintam pertencentes à família do ICA”, convocou o diretor.

O diretor do ICA falou sobre a construção do conhecimento e convívio no ambiente universitário. “Aqui vocês vão conviver com duas abordagens de formação. Uma formação instituída a partir das matrizes curriculares e uma formação construída neste momento das interações dentro do campus e fora do campus, no âmbito do Ensino, da Pesquisa, da Extensão e alguns momentos de lazer. Vocês estão em uma das melhores universidades do Brasil e da América Latina. Se sintam pertencentes à família do ICA”.

O diretor do ICA , professor Hélder dos Anjos Augusto destacou a amplitude da formação acadêmica. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

O professor Carlos Alberto Ávila Araújo, do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação (ECI) da UFMG, ministrou a conferência Universidade, cidadania e defesa da democracia. O docente é membro da Comissão do Programa de Formação Cidadã em Defesa da Democracia, lançado pela UFMG em setembro de 2022, associado ao Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF). Dessa comissão também fazem parte os professores do Departamento de Comunicação Social Carlos d’Andrea e Geane Alzamora, que ministraram as conferências desta semana no campus Pampulha, em Belo Horizonte.
“A desinformação, discurso de ódio e fake news ameaçam a cidadania porque impedem o diálogo democrático. Professor Carlos Alberto Ávila Araújo. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Durante sua exposição, Ávila abordou aspectos da desinformação na contemporaneidade, como fake news, fake science, negacionismo científico, testemunhais falsos (narrativas falsas produzidas por pessoas comuns), teorias da conspiração, discursos de ódio, pós-verdade e infodemia. “Quando a gente fala que a desinformação, o discurso do ódio, teorias conspiratórias, fake news, pós-verdade ameaçam a cidadania e a democracia, é porque o grande efeito desses fenômenos é impedir o diálogo democrático. O momento que a gente está vivendo tem exigido muito de todos nós. Sobretudo de quem está envolvido com a produção e a socialização do conhecimento. Exige das escolas, dos institutos de pesquisa, dos governos e das universidades”, explicou.

Outras atividades
Após a conferência, a pró-reitora adjunta de Assuntos Estudantis da UFMG, Shirley Miranda, fez uma explanação sobre a política destinada a garantir a permanência dos estudantes. Em seguida, a gerente da Fump no ICA, Andreia Silva e Santos, falou sobre assistência estudantil.
Ainda nesta segunda, haverá uma programação de recepção para os calouros do curso de Administração. O evento, com apresentação musical, também será realizado no auditório do Bloco C e terá início às 19h. A atividade terá mensagem da direção do ICA (Helder Augusto, diretor, e Alcinei Místico Azevedo, vice-diretor) e dos coordenadores do curso de Administração (Theles Costa e André Luiz Athayde).

A programação completa da recepção de calouros pode ser acessada no site Viver UFMG.

(Ana Cláudia Mendes/UFMG)