UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Calouros iniciam o ano letivo no ICA
20 / mar / 2023
Calouros iniciam o ano letivo no ICA

 Instituto de Ciências Agrárias  recebe, nesta segunda-feira, novos acadêmicos de seis cursos de graduação

Calouros registram início das aulas no ICA. (Foto: Ingrid Stefany/UFMG)

Nesta segunda-feira, 20 de março, começou o semestre letivo para calouros dos cursos de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais. No campus de Montes Claros, acadêmicos dos cursos de Administração, Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal e Zootecnia iniciaram as aulas.

Em mensagem de boas-vindas aos calouros, a reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira explicam que o início das atividades da UFMG, em 2023, se dá “sob o signo da esperança, sentimento que nos permite atravessar os tempos”. “Graças a ela, a UFMG superou dificuldades e vivenciou transformações que a tornaram referência em vários campos. A bordo da esperança, entramos num período mais favorável à valorização da ciência, da educação e de políticas públicas que atendam aos anseios da sociedade brasileira”, afirmam.

Nas boas-vindas, Sandra Goulart e Alessandro Moreira destacam também a qualidade do ensino ofertado pela UFMG, instituição que é exemplo de inovação, nas mais diferentes áreas do conhecimento. “A UFMG alia excelência e relevância social e faz da cultura uma dimensão transversal e indissociável do seu fazer acadêmico. A Universidade que, a partir de agora, faz parte da vida de vocês é melhor, mais inclusiva do que era no início deste século e quer se tornar cada vez mais presente na vida das pessoas”, completam os dirigentes.

Passeios e Palestras

Atividades da recepção de calouros começam na próxima segunda-feira, dia 27. (Foto: Ingrid Stefany/UFMG)

Na próxima semana, será realizada a recepção dos calouros com uma programação especial. Na segunda-feira, dia 27, o professor da Escola de Ciência da Informação, Carlos Alberto Ávila de Araújo, irá ministrar a palestra “Combate à desinformação, formação cidadã e defesa da democracia”. Além disso, no mesmo dia, serão apresentadas as políticas de Permanência e Assistência Estudantil da UFMG. As atividades prosseguem até a quarta-feira. A programação completa pode ser consultada no site Viver UFMG, guia que reúne informações básicas destinadas aos novos estudantes.