UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Calouros de 2019 são acolhidos no campus da UFMG em Montes Claros
26 / fev / 2019
Calouros de 2019 são acolhidos no campus da UFMG em Montes Claros

Recepção de calouros iniciou nesta segunda; nova programação está agendada para março

Calouros foram guiados pelo campus e conheceram a Fazenda Experimental, biblioteca, entre outros espaços. Foto: Amanda Lelis/UFMG

Nesta segunda-feira, 25 de fevereiro, foi dia de volta às aulas no Instituto de Ciências Agrárias, campus  regional da UFMG em Montes Claros. Os novos estudantes dos cursos de graduação foram acolhidos na primeira atividade da Recepção de Calouros de 2019. Durante o dia, assistiram à apresentação do histórico e da estrutura administrativa do ICA e das oportunidades da Universidade, participaram de um bate-papo com os colegiados e professores dos cursos de graduação e conheceram a estrutura física do campus.

Na manhã, foi realizada uma cerimônia de acolhida dos novos estudantes, com a apresentação do organograma da Universidade e da Unidade Acadêmica e também das novas Normas Gerais de Graduação da UFMG.

O professor Dalton Rocha Pereira fez uma apresentação sobre o histórico da unidade acadêmica, desde 1968, quando o então Colégio Agrícola “Antônio Versiani Athayde” foi incorporado à UFMG. Os estudantes também assistiram uma apresentação sobre a Associação Atlética Acadêmica do ICA, que organiza atividades esportivas, de lazer e culturais no campus.

O diretor do ICA, professor Leonardo David Tuffi Santos, fez a abertura da cerimônia, ao lado do vice-diretor, professor Helder dos Anjos. Durante o discurso, o diretor parabenizou os novos estudantes da unidade acadêmica e falou sobre as oportunidades de desenvolvimento pessoal e acadêmico oferecidos no campus. “A UFMG oferece a vocês a oportunidade única de transformar vossas vidas. Aproveitem a vida dentro da universidade, ela é marcante, aproveitem esses momentos. Alguns estudantes já entraram aqui brilhantes, outros se tornarão brilhantes aqui dentro. Fiquem atentos às oportunidades, fiquem antenados nas trocas de informações com docentes, técnicos, com os colegas de turma. Não deixem passar nenhuma oportunidade importante para a sua formação”, aconselhou o diretor.

O professor Leonardo comentou sobre as diversas atividades oferecidas no campus, como atividades esportivas e culturais, entre outras, que são importantes para a formação dos estudantes. “Esperamos que a formação de vocês seja rica, diversa e repleta de cidadania. E que, de uma forma ou de outra, vocês venham reconhecer a importância de estudar numa Universidade pública federal e também de reconhecer o financiamento que é feito por cada brasileirona sua formação”, completou.

Os professores Helder dos Anjos e Leonardo David Tuffi Santos, vice-diretor e diretor do ICA, na abertura da cerimônia de acolhida dos novos estudantes da UFMG. Foto: Amanda Lelis/UFMG

O vice-diretor, professor Helder dos Anjos, reforçou que o aprendizado é dinâmico e está em constante mutação. Durante sua fala no evento, Helder comentou sobre o papel do convívio nos espaços da Universidade no processo de formação dos estudantes. “Temos os saberes instituídos, através dos programas analíticos, dos projetos político-pedagógicos de cada curso. Mas, por outro lado, temos também o saber construído, que muitos de vocês trazem conhecimentos das vossas localidades, das vossas famílias e das vossas comunidades. A UFMG é um espaço de quebrar barreiras, um espaço para o fortalecimento dos sujeitos, que se dá não só nas salas de aulas, mas também nos corredores, na biblioteca, nas repúblicas e moradias universitárias, no convívio”, comentou professor Helder.

Jorlan Pereira é um dos novos estudantes do ICA presentes no primeiro dia letivo. Jorlan veio da Terra Indígena Xacriabá, no município de São João das Missões (MG), para cursar Agronomia e contou que está ansioso em conhecer o campus e o curso. “Minha família mexe com gado, com agricultura, essas coisas. E eu interessei muito pelo curso, pra aprender muitas experiências pra levar para minha aldeia e para os meus parentes depois que formar. Minha expectativa é muito grande, quero conhecer novos amigos, aprender, pegar experiências novas”, disse.

Jorlan Pereira, calouro do curso de Agronomia, veio da Terra Indígena Xacriabá, em São João das Missões (MG), para cursar a graduação no ICA. Foto: Amanda Lelis/UFMG

Após a cerimônia, os calouros participaram de um bate-papo com professores dos cursos para conhecerem a estrutura dos cursos e o corpo docente. Durante a tarde, os estudantes foram guiados por professores numa visita para apresentação da estrutura física do campus como a Fazenda Experimental Professor Hamilton de Abreu Navarro, a biblioteca, os laboratórios, entre outros espaços.

Os estudantes participaram de um bate-papo com os professores dos cursos e conheceram a estrutura e oportunidades da graduação. Foto: Amanda Lelis/UFMG

A Recepção de Calouros continua no fim de março, em data a ser divulgada posteriormente, com palestras e com a presença da Reitora da UFMG.