UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Caderno de Ciências Agrárias lança nova edição
29 / dez / 2017
Caderno de Ciências Agrárias lança nova edição

A publicação científica reúne resultados de pesquisas, relatos de experiência e revisões de literatura

Está no ar a última edição do Caderno de Ciências Agrárias deste ano. A publicação reúne 10 artigos originais, 3 comunicações e 3 revisões de literatura. A capa desta edição traz a ilustração de Helix Ivan Ribeiro e Márcio Venícius Barbosa Xavier. Esta edição é o número três do volume nove, referente aos meses de setembro a dezembro de 2017.

Entre os artigos publicados está o que reúne os resultados de estudo que avaliou características agronômicas de híbridos de sorgo forrageiro. A pesquisa demonstrou que cinco dos seis híbridos analisados possuem potencial produtivo em condições de baixa pluviosidade, condição comum na região do norte de Minas Gerais, onde foi realizado o estudo. Foram avaliadas, no experimento, características como a produção de matéria verde e seca, a produção e porcentagem de colmo, de folha e de panícula, o teor de matéria seca e a porcentagem de matéria orgânica e matéria mineral.

Outro artigo que compõe esta edição da revista traz o estudo da biometria de frutos e do armazenamento e condições adequadas para a germinação de sementes de barbatimão. A espécie, que ocorre no Cerrado, é conhecida por suas propriedades medicinais. Como destacado no artigo, a espécie possui importância econômica em função de suas substâncias cicatrizantes. Foram avaliados o comprimento e a largura dos frutos, a porcentagem de germinação, a velocidade de germinação e a porcentagem de plântulas normais.

Um dos resultados obtidos na pesquisa e apresentado no artigo foi de que as temperaturas de germinação de sementes avaliadas, de 25°C e de 30°C, foram adequadas para a germinação. A escarificação com ácido sulfúrico por 60 minutos e a escarificação mecânica foram os tratamentos mais eficientes para a superação da dormência dos lotes de sementes estudados, que continham sementes recém-colhidas e armazenadas.

Outros artigos apresentados trazem um estudo econométrico – que visa compreender a relação entre variáveis econômicas por meio da utilização de um modelo matemático – dos preços de carvão vegetal na região norte de Minas Gerais; um estudo de biometria e superação da dormência de sementes de uma leguminosa tradicionalmente utilizada na alimentação de animais de criação; uma avaliação da correlação entre temperatura do ar e do solo em diferentes profundidades de solo em Diamantina, Minas Gerais; uma pesquisa sobre a interferência da temperatura do ambiente no desenvolvimento de aves de criação, entre outros assuntos.

A publicação

O Caderno de Ciências Agrárias é uma publicação científica do Instituto de Ciências Agrárias, campus regional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com periodicidade quadrimestral. A revista contempla as áreas de Ciências Ambientais, Ciência e tecnologia de alimentos, Ciências Florestais, Desenvolvimento e extensão rural, Engenharia agrícola, Produção animal, Produção Vegetal e Saúde animal.

É publicada desde 2009 e, a partir de 2016, passou a ser divulgada exclusivamente online. Todo o conteúdo é disponibilizado gratuitamente, visando a popularização do conhecimento científico.

Acesse a publicação e veja o conteúdo completo na página da revista.