UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Aula aberta debate os impactos da mineração sobre a água
27 / jun / 2023
Aula aberta debate os impactos da mineração sobre a água

Atividade será realizada pelo Programa de Pós-Graduação Associado UFMG-Unimontes em Sociedade, Ambiente e Território

Aula aberta será realizada nesta quarta-feira, dia 28
Foto: Divulgação

Na próxima quarta-feira, dia 28, às 9h, será realizada na sala 9 do CAAD, a aula aberta “Normas técnicas, cálculos (in)críveis e a incerteza irredutível: equivalências e suficiências contestadas na reparação de um desastre”. A atividade será ministrada pela professora doutora Raquel Oliveira e é realizada pelo Programa de Pós-Graduação Associado UFMG-Unimontes em Sociedade, Ambiente e Território (PPGSAT). “Abordarei as disputas no contexto da reparação do desastre da Samarco, sobretudo, as divergências quanto à restituição das condições para recomposição dos modos de vida dos atingidos, tomando como foco o reassentamento da comunidade de Paracatu de Baixo”, explica a docente.
A aula é aberta ao público. Para a coordenadora do PPGSAT, professora Flávia Galizoni, a atividade é de grande relevância para os acadêmicos e integração entre cursos. “As aulas abertas são um espaço muito importante de integração entre o SAT e as pós-graduações e graduações da UFMG e Unimontes. É importante que os acadêmicos tenham contato com o SAT, conheçam sua dinâmica e intercâmbio intelectual. São aulas abertas para toda a sociedade”, afirma.

Sobre a professora Raquel Oliveira
A Prof. Raquel Oliveira é Doutora pelo programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFMG (2014), possui Mestrado em Sociologia (2008) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Em 2015, realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal do Espírito Santo (PGCS-UFES). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Sociologia (UFMG), subcoordenadora do Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais da UFMG (GESTA-UFMG), professora do Mestrado Associado UFMG-Unimontes em Sociedade, Ambiente e Território e colaboradora do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFMG (PPGS). Membro do Comitê Povos Tradicionais, Meio Ambiente e Grandes Projetos da ABA (Associação Brasileira de Antropologia).

Serviço
Aula aberta “Normas técnicas, cálculos (in)críveis e a incerteza irredutível: equivalências e suficiências contestadas na reparação de um desastre”
Dia: 28/06
Horário: 9hrs
Local: sala 9 do CAAD (Campus ICA/UFMG)

(Ana Cláudia Mendes I Cedecom UFMG Montes Claros)