Mais de 200 estudantes conheceram os viveiros de produção de mudas frutíferas e ornamentais
Conhecer o processo de produção de mudas de plantas frutíferas e ornamentais em detalhes. Este foi o objetivo da visita de 220 estudantes do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro ao campus da UFMG em Montes Claros. A turma foi dividida em quatro grupos que se distribuíram ao longo da semana. Primeiro, os alunos conheceram um pouco da estrutura da UFMG em Montes Claros. Em seguida, foram direcionados aos Viveiros de Produção de Mudas de Frutíferas e Ornamentais.
A visita monitorada faz parte das atividades do projeto Plantio, iniciativa conjunta das Secretarias de Estado de Educação (SEE/MG), Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa/MG), Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad/MG), Desenvolvimento Social (Sedese) e Planejamento e Gestão (Seplag/MG) e da sociedade civil. O objetivo é propiciar o desenvolvimento da temática transversal da Educação Ambiental, que integra os princípios gerais da Educação.
Alunos aprenderam sobre o processo de produção de mudas de árvores frutíferas
Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG
De acordo com Edith Soares, professora responsável pela visita, esta é a quarta etapa do projeto na escola. “Na primeira etapa, fizemos doações de mudas feitas pela comunidade escolar. Contamos com a parceria da UFMG também nesta fase com barracas para nos protegermos do sol. A segunda etapa, foi um plantio de mudas na escola. Na terceira, fizemos uma visita a fazendas no Projeto Jaíba. E agora, estamos na UFMG para que os alunos conheçam desde o plantio da semente até que ela se torne uma planta. Queremos mostrar na prática o conhecimento ligado às Ciências Agrárias”, explicou.
No Viveiro de Frutíferas, os alunos conheceram estufas e um pouco das formas de cultivo de algumas espécies de plantas. Já no Viveiro de Plantas Ornamentais, além de conhecerem particularidades de algumas flores, os alunos tiraram dúvidas sobre temas como enxertia e sementes. “O campus da UFMG é um local que tem uma estrutura que facilita muito este trabalho, eles conseguem visualizar o que foi explicado”, afirma a professora Edith Soares.
Sobre o Projeto de Visitas Monitoradas
O projeto de extensão Visitas Monitoradas ao Instituto de Ciências Agrárias – Campus Avançado da UFMG tem como objetivo apresentar o ICA à comunidade, contribuindo para uma maior divulgação e conhecimento do mesmo pela sociedade norte-mineira. As visitas são realizadas por meio de agendamento. As escolas interessadas devem entrar em contato pelo e-mail: visitas.ica.ufmg@gmail.com.