UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Agricultoras urbanas recebem kit para trabalho em horta comunitária
21 / fev / 2020
Agricultoras urbanas recebem kit para trabalho em horta comunitária

As agricultoras participam do Programa de Desenvolvimento Rural e Apoio a Reforma Agrária (Prodera), do ICA

A horta comunitária é mantida por mulheres agricultoras. Foto: Amanda Lelis/UFMG

Na manhã desta sexta-feira, dia 21, o Programa de Desenvolvimento Rural e Apoio a Reforma Agrária (Prodera) entregou kits de agricultura para as agricultoras da Horta Comunitária do Conjunto Ciro dos Anjos, em Montes Claros.

A iniciativa é uma ação do Prodera em parceria com a Ong Vilage Ativo e o apoio do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema) e a Secretaria Municipal de Montes Claros. de Montes Claros. Os kits possuem ferramentas de trabalho para a agricultura.

De acordo com o professor Helder dos Anjos Augusto, coordenador do Prodera, a atividade contempla as ações do programa de extensão, que também oferece oficinas, suporte técnico e monitoramento aos grupos de agricultura urbana do município. Foram contemplados com os kits 34 agricultores.

“No trabalho que a UFMG vem fazendo de extensão, estamos unindo esforços para dar suporte a todas agricultoras e agricultores urbanos de Montes Claros. Este é um trabalho que contribui não só para a segurança alimentar, mas também para o bem-estar delas”, reforçou Helder.

O professor aponta que as atividades de extensão oferecem a oportunidade da vivência prática dos estudantes com as áreas de estudo. “É um processo de formação dos estudantes. Uma coisa é trabalhar os projetos político-pedagógicos na sala de aula e outra é trabalhar numa perspectiva do saber construído. Os estudantes interagem com os conhecimentos que essas mulheres têm, com os conhecimentos que ele trazem do ambiente científico e acabam fazendo esse consórcio. Isso aumenta a bagagem dos nossos alunos”, completou o professor.

Rita e Romana estão no projeto de horta comunitárias há cerca de 20 anos. Foto: Amanda Lelis/UFMG

Romana Moraes é uma das pioneiras na área. O projeto de Horta Comunitária do Conjunto Ciro dos Anjos iniciou por iniciativa da Escola Municipal Mestra Fininha. De acordo com Romana, o projeto teve início como uma proposta de ocupação e complemento de renda para mães de alunos da escola. “Hoje são dez mulheres cuidando da área. Cada cultiva seu pedacinho. Parte do que a gente planta, a gente vende e outra a gente doa pra complementar a merenda da escola”, contou.

Rita Alves de Jesus também está na iniciativa desde a sua implantação. “Tem 21 anos que cuido da área. Essa horta é o ponto forte da minha vida, eu trabalhava em horta desde pequenininha na minha cidade, então quando vim pra cá, eu achei bom porque eu já estava acostumada. E foi com esse trabalho que eu consegui estudar meus filhos”, disse. Rita é de Brasília de Minas e conta que já mora em Montes Claros há 40 anos.

A Ong Vilage Ativo é parceira da UFMG no desenvolvimento do projeto. De acordo com Adão Batista, a iniciativa teve início para apoiar a população do bairro que fica na região do entorno do campus da UFMG com atividades lúdicas e esportivas. “O Vilage Ativo hoje trabalha com esporte, informática, cursos de inglês em parceria com a UFMG. Estamos num bairro de periferia, que já foi muito violento e o Vilage Ativo ajuda a envolver os jovens, as crianças, as famílias”, explicou.

De acordo com professor Helder, além do kit de agricultura urbana, também há a previsão de entrega de kits de irrigação ainda no primeiro semestre deste ano.

O Prodera

Programa de Desenvolvimento Rural e Apoio a Reforma Agrária (Prodera) desenvolve ações no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. O Programa visa apoiar agricultores familiares, agricultores urbanos e de assentamentos no desenvolvimento de suas atividades, por exemplo, na comercialização, no fortalecimento do setor, no associativismo, autogestão, entre outros.