UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Ações de extensão do ICA levam Universidade à sociedade
18 / dez / 2019
Ações de extensão do ICA levam Universidade à sociedade

Foram 311 ações de extensão registradas no sistema da UFMG neste ano letivo

Em 2019, foram realizadas no Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG 311 ações de extensão, entre eventos, cursos e outras atividades com vínculo com projetos ou programas. Este foi o número de atividades registradas no Sistema de Informação da Extensão (Siex) da Pró-reitoria de Extensão da UFMG, sistema de cadastro e gerenciamento de dados da Universidade.

Os eventos marcaram o ano letivo, com a realização daqueles já tradicionais como a participação do ICA na Expomontes e ações inéditas, como o Insetec 2019, realizado pela primeira vez em Montes Claros (MG).

O Insetec 2019 congregou o I Congresso Brasileiro de Insetos Alimentícios e Tecnologias Associadas e o II Simpósio Brasileiro de Antropoentomofagia. Cerca de 160 participantes estiveram reunidos no Parque de Exposições João Alencar de Athayde durante os dias 6 e 8 de novembro.

O Insetec 2019 reuniu cerca de 160 participantes do Brasil e Exterior. Foto: Amanda Lelis/UFMG.

O evento reuniu especialistas para palestras e workshop sobre histórias e saberes tradicionais sobre insetos alimentícios, aspectos da produção, manejo e processamento de insetos, segurança alimentar, aspectos mercadológicos e regulatórios e outros.

Outro evento científico de relevância neste ano foi o Simpósio de Engenharia de Alimentos (Simeali). Em sua 3ª edição, o evento aconteceu entre 14 e 16 de agosto no campus regional da UFMG em Montes Claros e englobou palestras e minicursos, além da II Mostra de Novos Produtos.

Com o tema “Interdisciplinaridade e inovação na Engenharia de Alimentos”, o evento visou ampliar o espaço de discussão entre estudantes, pesquisadores e profissionais de Engenharia de Alimentos e áreas afins.

Na 45ª edição da Exposição Agropecuária de Montes Claros (Expomontes), os participantes puderam interagir com animais, participar de jogos educativos e também conhecer resultados de pesquisas e ações de extensão realizados na Universidade. O evento ocorreu entre os dias 28 de junho e 7 de julho.

Mais uma vez, a Fazendinha da UFMG teve destaque na Expomontes. Foto: Amanda Lelis/UFMG

O espaço para a exposição do ICA foi a Mini Fazenda Dr. Zoo, no qual professores, técnicos e estudantes conduziram as visitas pelos diferentes ambientes da Mini Fazenda.

O Campo no Campus, outro evento já tradicional realizado pelo ICA, reuniu cerca de 300 pessoas para participar das oficinas. O evento aconteceu no sábado, dia 8 de junho. Foram oferecidas 32 oficinas gratuitamente sobre temas diversos, como hortas urbanas, boas práticas para a produção de alimentos artesanais, produção de mudas de espécies florestais nativas, entre outros.

Também movimentou o campus a 8ª edição da Feira de Ciências do Norte de Minas Gerais, realizada entre 7 e 9 de outubro. Cerca de mil visitantes externos vieram ao ICA para assistir às exposições, além do público do campus. Foram apresentados 20 trabalhos técnico-científicos do ensino superior, fundamental, médio e médio-técnico. Na ocasião, também eram apresentados em pôsteres os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão da Semana do Conhecimento da UFMG.

Neste ano, o tema central para os trabalhos foi “Educação de qualidade para o desenvolvimento sustentável”, em concordância com o tema da Semana do Conhecimento da UFMG. Entre os trabalhos expostos estiveram jogos educativos, exposições botânicas, tecnologias sociais, entre outros.

Na imagem, os professores Charles Aguilar e Frederico Mineiro nas pontas e a estudante Cintia ao lado da professora Letícia. Foto: Amanda Lelis/UFMG

Na Semana do Conhecimento, o ICA marcou presença com o prêmio “Destaque de Extensão 2019”. Os premiados participaram da cerimônia de premiação, durante o encerramento da Semana do Conhecimento, em outubro, no auditório da Reitoria. Entre os homenageados, esteve a estudante Cintia Dayrane Duarte Moreira. A estudante foi contemplada com Relevância Acadêmica pelo projeto “Sistemas Agroflorestais: estratégia de melhoria da qualidade de vida camponesa na região norte de Minas Gerais”, que realiza com a orientação da professora Letícia Renata de Carvalho. De acordo com a professora, essa é a segunda vez que o projeto recebe a menção honrosa na Semana do Conhecimento da UFMG. A Câmara de Extensão escolheu, ao todo, 17 trabalhos para receberem a premiação.