UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Acadêmicos colocam conhecimento em prática para atuar na Expomontes
25 / maio / 2023
Acadêmicos colocam conhecimento em prática para atuar na Expomontes

Grupo vai desenvolver atividades em mini-fazenda montada no parque de exposições

Durante o treinamento, os acadêmicos aprendem sobre os cuidados com os animais.
Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

Uma das grandes atrações da Exposição Agropecuária de Montes Claros (Expomontes), a Fazendinha Dr. Zoo está confirmada para a 49ª edição do evento. O espaço é uma parceria entre Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG e Sociedade Rural. Para receber os visitantes com informações e manter os cuidados com os animais durante a feira, acadêmicos do ICA já começaram os treinamentos com os animais. “Nós temos algumas disciplinas na Universidade em que os alunos começam a ter contato com estes animais. Dois meses antes da exposição, selecionamos alunos para atuar na mini fazenda na exposição. A intenção é que eles estejam acostumados com o tratador e lá no evento, se acostumem com o público”, explica o professor Délcio Cordeiro, responsável pela mini-fazenda.
Este é o 13º ano que a mini-fazenda faz parte da programação da Expomontes. Conhecida por levar llamas e aves de diversos de países, este ano, devido às restrições zoosanitárias impostas devido à gripe aviária, alguns animais devem ficar de fora. “A gente está se preparando para levar outros animais e atividades. Além disso, este ano, alguns colegas da UFMG que desenvolvem projetos com coco macaúba e com insetos foram convidados para participar”, afirma Délcio Rocha.

Conhecimento na prática

O professor Délcio Rocha é o responsável por orientar os acadêmicos.
Foto: Ana Cláudia Mendes I UFMG

Cerca de 70 acadêmicos devem se revezar nos cuidados com os animais durante a feira agropecuária. Reunidos em pequenos grupos, eles dão banho, fazem a tosa e cuidam da pelagem e alimentação dos bichos. Para os estudantes, esta é uma oportunidade para colocar em prática o que foi aprendido em sala de aula. Aluna do sétimo período de Engenharia Florestal, Nádia vai atuar na fazendinha pela segunda vez. “Eu gosto muito de plantas, mas também sou apaixonada por animais. E atuar na mini-fazenda é muito bom. Eu vi, no ano passado, a curiosidade das pessoas sobre estes animais. A gente aprende a teoria e aqui, coloca em prática esse conhecimento na exposição”, conta.
Grupos de estudos do ICA interessados em participar da mini-fazenda com exposição de trabalhos podem entrar em contato com o professor Délcio Rocha. “A ideia é levar para o público, em especial os produtores rurais, a tecnologia que está sendo desenvolvida dentro da universidade. Temos pesquisas na área ambiental, relacionadas a animais, alimentos entre outras, que podem ser repassadas”.

Visitas agendadas
Durante a Expomontes, são realizadas visitas agendadas por escolas e outras instituições. Os agendamentos devem ser feitos até o dia 15 de junho pelo whatsapp (38) 99989-1234 ou pelo e-mail: fazendinhadrzoo@gmail.com .

(Ana Cláudia Mendes I Cedecom UFMG Montes Claros)