UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Acadêmicos apresentam o ICA a estudantes de escola pública de Montes Claros
18 / ago / 2022
Acadêmicos apresentam o ICA a estudantes de escola pública de Montes Claros

Ação foi realizada na Escola Estadual Professora Helena Prates

Os acadêmicos apresentaram, além dos cursos, iniciativas como a Atlética que reúne estudantes de todos os cursos do ICA. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Os cursos de graduação oferecidos pelo Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, políticas de assistência estudantil e toda a estrutura do campus foram apresentados a estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Helena Prates, em Montes Claros. A ação foi realizada pelo Programa de Desenvolvimento Rural/Urbano e Apoio a Agricultura Familiar – PRODERA em parceria com outros programas da universidade.

Palestra foi realizada para estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

O grupo apresentou as possibilidades de assistência estudantil como moradia universitária, alimentação, concessão de bolsas e o Comunica, curso preparatório para o Enem. A atividade faz parte da programação da Semana das Juventudes, organizada pela escola. “A Semana trata de temas voltados para juventude. Realizamos palestras sobre autoestima, planejamento do futuro e hoje, abordamos a questão do mundo do trabalho para o terceiro ano do Ensino Médio, na escolha de uma profissão”, explicou a supervisora Larissa Alves Lima.

Aproximação universidade-escola

Além de apresentar as oportunidades oferecidas pela UFMG em Montes Claros, o acadêmico do curso de Agronomia, Elias Barbosa Rodrigues, contou aos estudantes sobre a experiência como aluno da instituição. “O objetivo deste trabalho, primeiramente, é difundir esse conhecimento nas escolas, não só sobre o Instituto de Ciências Agrárias da UFMG e os cursos que ele oferece, mas também da possibilidade de o estudante conseguir estudar. Muitas vezes, ouvi alunos dizerem que não sabiam dos benefícios que existem na instituição. Poder levar essa informação, transmitir um pouco dos benefícios que eu usufruo na universidade é muito gratificante”, afirmou.

O acadêmico Elias Rodrigues falou sobre a universidade e a assistência estudantil. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Após a palestra em sala de aula, os alunos da escola puderam tirar dúvidas junto aos acadêmicos. “Achei a assistência estudantil muito interessante e o campus bastante grande e bonito”, disse o estudante Jhonata Santana. Yasmin Soares é aluna do Comunica e estudante do terceiro ano na escola. Para ela, a oportunidade de conhecer melhor o que o ICA tem a oferecer foi muito importante. “Foi muito interessante como eles explicaram tudo, coisas que muita gente não sabia”, contou.

Após a palestra, alunos da escola tiraram dúvidas junto aos acadêmicos. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Para a supervisora da escola a ação foi de grande importância. “Receber a UFMG pra nós é uma honra e uma alegria muito grande. Trazer as oportunidades de curso da UFMG para os nossos alunos é abrir caminhos, é abrir portas diante de todas as dificuldades. E o que foi apresentado hoje, além de uma universidade que se preocupa com a questão acadêmica, é uma universidade que se preocupa com as questões sociais, psicológicas, a qualidade de vida do aluno”, avaliou.

(Ana Cláudia Mendes/UFMG)