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03 / nov / 2022
Acadêmico do ICA recebe prêmio nacional por projeto de estágio

Lucas Verciane é estudante de Engenharia Florestal e fez estágio na Bayer em Uberlândia

O acadêmico do curso de Engenharia Florestal do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG e estagiário da Bayer, Lucas Verciane, foi um dos destaques na premiação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), vinculado à Confederação Nacional das Indústrias (CNI). O discente foi premiado na categoria Projetos Inovadores – Grandes Empresas, como o melhor Projeto de Estágio 2022. Com o título “Aplicativos utilizando o PowerApps como ferramenta de gerenciamento de operações em laboratório”, a iniciativa ficou em primeiro lugar na etapa regional – de São Paulo – e na nacional, na qual concorreu com os primeiros colocados de cada estado. O trabalho contou com a supervisão de Vinicius Stock, Erika Sagata e Meyriele Pires de Camargo, da Bayer Crop Science. Este ano, a competição recebeu mais de 160 inscrições. Foram premiados do 1º ao 3º lugar das categorias “Projetos Inovadores” e “Educação Inovadora”. Já na categoria “Empresa Inovadora”, só uma empresa de cada porte foi contemplada.

Na foto, da esquerda para direita: Vinicius Stock (supervisor do projeto – Especialista em Fitopatologia), Lucas Verciane, Meyriele Pires de Camargo (gestora do projeto e líder de Fitopatologia no Brasil), Braz Hora (líder de Fitopatologia LATAM) e Erika Sagata (especialista em Fitopatologia). (Foto: Acervo Pessoal)

Lucas Verciane criou dois aplicativos. Segundo ele, o objetivo é simplificar a coleta e o gerenciamento de informações importantes das atividades de laboratório, a fim de disponibilizá-las de forma rápida, fácil e com a qualidade desejada para o negócio, além de aumentar a eficiência no registro de dados, descomplicar processos e otimizar tempo, armazenar dados com segurança, tomar decisões com assertividade e avançar em um pilar de desenvolvimento da empresa, que é a Transformação Digital.
Para o estudante a conquista foi motivo de muito orgulho. “Eu me sinto totalmente feliz e realizado com esta premiação por dois motivos. Primeiro, por ter criado dois aplicativos sem saber programar em PowerApps. Através de videoaulas e conexões com outras pessoas eu pude aprender a mexer no site e desenvolver duas ferramentas digitais que contribuíram muito para as operações do time de Plant Health. Segundo, por ter desenvolvido um projeto que está alinhado com um dos pilares estratégicos da companhia, que é a transformação digital, e ter contribuído para o avanço desta meta tão importante de desenvolvimento”, afirma.
Internamente, o estagiário foi agraciado com a congratulação “Bayer + Valor”, que reconhece o desempenho além do esperado de colaboradores.

Formação no ICA
O acadêmico do 10º período de Engenharia Florestal começou o estágio na Bayer Crop Science em fevereiro do ano passado. Este mês, foi efetivado como Analista Júnior de Mercado na empresa. Para conseguir fazer o estágio em Uberlândia, ele conta que cursou as disciplinas práticas antes da pandemia e fez as demais de forma remota. Agora, está concentrado  no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Lucas Verciane destacou a importância da formação oferecida no ICA para conquistar a vaga de estágio na Bayer. (Foto: Acervo Pessoal)

O estudante destaca a importância da formação que recebeu no ICA para estar alinhado às demandas do mercado. Lucas foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) de Engenharia Florestal por três anos. Ao longo deste período, desenvolveu projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão. “Essa vivência em diferentes ações e projetos me tornou uma pessoa mais flexível e dinâmica, e potencializou algumas habilidades como comunicação, trabalho em equipe e liderança. Essas características foram fundamentais para o meu ingresso no programa de estágio na Bayer e, principalmente, para o desenvolvimento das atividades/projetos no estágio. Então, de forma geral, a minha formação atrelada ao desenvolvimento de atividades nos três pilares da universidade foi de extrema importância para desenvolver e aprimorar habilidades e competências pessoais e acadêmicas, de modo a facilitar o meu desempenho como estagiário”.

(Ana Cláudia Mendes/UFMG)