UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Abertura da Semana do Conhecimento é marcada por premiações no ICA
17 / out / 2022
Abertura da Semana do Conhecimento é marcada por premiações no ICA

Trabalhos de Extensão e Iniciação Científica que se destacaram na primeira etapa do evento receberam Relevância Acadêmica

Evento reuniu a comunidade acadêmica para premiação de trabalhos. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

“Só na UFMG, temos mais de 860 grupos de pesquisa. Mais de mil patentes são registradas só no estado de Minas Gerais. Ações de extensão: 3.444 nos últimos dois anos. Mais de quatro milhões de pessoas alcançadas pelas ações de pesquisa e extensão. No enfrentamento da Covid, foram de 120 pesquisas desenvolvidas tanto no ICA quanto no campus da Pampulha. Desenvolvimento de vacinas. Nossa vacina foi liberada para testes pela Anvisa na semana passada. Mais de 42 mil testes de diagnóstico foram efetuados nestes últimos dois anos e mais de 1.500 litros de álcool em gel foram produzidos. Nestes 95 anos da UFMG ela tem uma referência muito importante para o desenvolvimento da nossa nação”.

Vice-diretor do ICA, professor Hélder dos Anjos Augusto, falou sobre a importância da UFMG para do desenvolvimento do país. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

As palavras são do vice-diretor do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, Hélder dos Anjos Augusto durante a abertura da 31ª Semana do Conhecimento no ICA. O vice-diretor mostrou por meio dos dados a contribuição da universidade – ao longo dos seus 95 anos – para o Brasil. O assunto tem ligação com o tema do evento este ano: “UFMG, 95; Brasil, 200: Interseções”, tem como objetivo ressaltar as múltiplas conexões entre os projetos de país e de uma universidade pública, de qualidade e relevância como a UFMG.
Hélder Augusto destacou ainda a relevância do Instituto de Ciências Agrárias para a região. “Na quinta-feira passada, nós recebemos aqui o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações. Ele conheceu as instalações do Centro de Pesquisa em Ciências Agrárias (CPCA) e a UFMG foi extremamente referenciada nas falas tanto na UFMG como no Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) e na Unimontes. Nós saímos desta data como uma referência de pesquisa, nas ações de extensão e ao mesmo tempo na qualificação de quadros técnicos para diluir as demandas sociais do Brasil”, afirmou.

Relevância Acadêmica
Após a abertura, foram premiados projetos que se apresentaram na prévia da Semana do Conhecimento realizada nos dias 03 e 04 de outubro no ICA.

Extensão

Autores dos trabalhos premiados irão se apresentar esta semana em Belo Horizonte. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Dos 53 trabalhos de extensão apresentados, dez por cento foram agraciados. Foram eles:
1- “O SÍTIO DE SALUZINHO E OS DESAFIOS DA COVID-19: UMA EXPERIÊNCIA DE INTERAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO”, de autoria de Ana Flavia Rocha Santos, Áureo Eduardo Magalhães Ribeiro e Amanda Jusevicius Mariano.
2- “DESAFIOS NA INCLUSÃO DE DISCENTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO ENSINO SUPERIOR NO CAMPUS MONTES CLAROS DA UFMG”, de autoria de Josilaine Cristina da Cruz, Milene Antunes Ferreira, Bárbara Clara Soares Fonseca, Emile Maria Alves Araújo, Samara Fernandes Alves, Mateus Emanuel Gomes Barbosa, Emilly Ingrid Silva Martins, Yasmin Barboza Telles Pereira, Leonardo Correa Gomes da Silva, Janaína Teles de Faria, Marilda Teixeira Mendes, Mário Daniel Huaman Bolanos, Neide Judith Faria de Oliveira, Mariuze Loyanny Pereira Oliveira, Michely Gonçalves Mota de Souza e Claudia Regina Vieira.
3- “COMUNICA: HÁ 5 ANOS NA LUTA PELA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR”, de autoria de Larissa de Mattos Sarmento, Barbara Clara Soares Fonseca, Isabela Parolis Martins, Larissa Rodrigues Magalhães, Maria Laura Azevedo Correia, Marina Leri Fernandes, Matheus Almeida Alves, Carolina Freitas Schettino, Daniel Dantas Pereira, Breno Rafael Batista Silva e Bianca Simões de Oliveira da Conceição.
4- “O VIVEIRO DE MUDAS DO MHNJB/UFMG COMO UM ESPAÇO FORMATIVO”, de autoria de Luana Margarida Sabino Lobo, Gabriela Donadussi Garcia, Alessandra Abrão Resende, Jacqueline Gomes Rodrigues, Fernanda Bichara da Silva, Sarah Damaris Vieira Bambirra, Pedro Resende Lana de Assis e Wesllen Figueiredo Nascimento.
5- “AMÊNDOA DE MACAÚBA: INCENTIVO À AGRICULTURA FAMILIAR POR MEIO DO CULTIVO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS”, de autoria de Maria Eduarda Soares Andrade.

Os autores dos trabalhos irão se apresentar presencialmente em Belo Horizonte, no campus Pampulha, esta semana.
“A extensão representa este braço da UFMG em contato com a sociedade. Não só levando o conhecimento gerado aqui dentro, mas trazendo também o conhecimento da sociedade para dentro do campus, por meio de vivências, destas trocas que a extensão possibilita. Em nome do Cenex, eu gostaria de agradecer e parabenizar a todos que foram selecionados. Somente dez por cento dos trabalhos serão agraciados, mas nós entendemos que todos merecem relevância”, afirmou Clívia Possobom subcoordenadora do Centro de Extensão (Cenex) do ICA.

Para a subcoordenadora do Cenex, professora Clívia Possobom, a participação de todos os projetos foi de extrema importância. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Iniciação Científica

Nove trabalhos receberam relevância acadêmica na Iniciação Científica. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Dos 109 projetos de Iniciação Científica apresentados, nove receberam relevância acadêmica.
1- “BALANÇO HORMONAL BAP/ANA NA MULTIPLICAÇÃO IN VITRO DE ASTRONIUM URUNDEUVA (M.ALLEMÃO) ENGL.”, de autoria de Aecio Gonzaga Neto e Leandro Silva de Oliveira.
2- “CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA E ESTABELECIMENTO IN VITRO DA MICROLICIA TETRASTICHA: ESPÉCIE NATIVA DE CAMPO RUPESTRE.”, de autoria de Diana Goncalves Pereira Brito e Claudineia Ferreira Nunes.
3- “OTIMIZAÇÃO E VALIDAÇÃO DA ESL-PBT MINIATURIZADA PARA DETERMINAÇÃO DE FLUOPYRAM EM DIFERENTES TIPOS DE SOLOS”, de autoria de Gleison Luis Oliveira Silva e Flaviano Oliveira Silverio.
4- “AVALIAÇÃO DE REVESTIMENTOS SUPERFICIAIS DA CASCA DE OVOS DE CODORNAS EUROPEIAS SUBMETIDOS A DIFERENTES PERÍODOS DE ESTOCAGEM”, de autoria de Jaine Rodrigues Aguiar e Fabiana Ferreira.
5- “SECA DE PONTEIROS NO PEQUIZEIRO EM CERRADO DA APA PANDEIROS”, de autoria de Lin Araujo Ribeiro e Nilza de Lima Pereira Sales.
6- “AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE CONTAMINANTES ORGÂNICOS EM PRODUTOS CÁRNEOS DEFUMADOS ARTESANALMENTE”, de autoria de Maria Eduarda Andrade Ruas e Gevany Paulino de Pinho.
7-
8- “VIABILIDADE ECONÔMICA DE SIMULAÇÕES DE DESBASTES EM UM POVOAMENTO DE KHAYA SPP.”, de autoria de Maria Fernanda Vieira Fonseca e Christian Dias Cabacinha.
9- “SUBSTITUIÇÃO DO MILHO PELA PALMA FORRAGEIRA EM SUPLEMENTOS CONCENTRADOS DE NOVILHAS LEITEIRAS.”, de autoria de Pedro Pereira Santos Junior e Mario Henrique Franca Mourthé.
10- “ORGANOMINERAL PARA A ADUBAÇÃO DE GRÃO-DE-BICO (CICER ARIETINUM L.)”, de autoria de Wilson Pereira Gomes Filho e Luiz Arnaldo Fernandes.
Outros três projetos foram pré-selecionados para apresentação presencial no campus Pampulha, em Belo Horizonte. São eles:
1- “ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO CENTESIMAL DE LARVAS MOSCA-SOLDADO-NEGRA (HERMETIA ILLUCENS) PROVENIENTES DE LOTES COM DUAS ALIMENTAÇÕES DISTINTAS”, de autoria de Bruna Larissa Pestana dos Santos e Bruna Mara Aparecida de Carvalho.
2- NUTRIÇÃO DE PRECISÃO USANDO SISTEMA DE AUTOMAÇÃO INTELIGENTE PARA ALIMENTAÇÃO (AIPF – AUTOMATED INTELLIGENT PRECISION FEEDER) DE FÊMEAS SUÍNAS EM LACTAÇÃO , de autoria de Thainara Sawia Barbosa Pereira e Bruno Alexander Nunes Silva
3- DESENVOLVIMENTO DE BIOINSUMO PARA USO NA CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DE FRUTOS CLIMATÉRICOS, de autoria de Vanessa Freire Costa e Junio Cota Silva.

Para o coordenador do Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NAPq) do ICA, professor Maximiliano Soares Pinto, o resultado mostra que a pesquisa segue firme no ICA. “Os últimos dois anos de pandemia, de isolamento afetaram muito as pesquisas nas universidades. A gente está readaptando a vida como a gente conheceu um dia. E apesar destes contratempos, o número de registros de projetos, se manteve no mesmo patamar de anos anteriores. Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos nos trabalhos premiados, afirmou.

Para o coordenador do NAPq, professor Maximiliano Soares Pinto, o número de trabalhos inscritos mostra que a pesquisa segue firme no ICA. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Os trabalhos relacionados ao Ensino são selecionados diretamente pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFMG e serão apresentados esta semana em Belo Horizonte.

(Ana Cláudia Mendes/UFMG)