UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Abertas inscrições para mestrado e doutorado em Produção Vegetal
10 / abr / 2023
Abertas inscrições para mestrado e doutorado em Produção Vegetal

São oferecidas ao todo 10 vagas, sendo cinco para mestrado e cinco para doutorado

O Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal oferece duas linhas de pesquisa: Ciência, Tecnologia do Cultivo de Plantas e Ciência e Tecnologia de Recursos Ambientais e Interação de Plantas. (Foto: Lucas Braga/UFMG)

Estão abertas, até o dia 12 de junho, as inscrições para mestrado e doutorado em Produção Vegetal do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG. Ao todo, são oferecidas 10 vagas, sendo cinco para mestrado e cinco para doutorado. Destas, uma de mestrado e uma de doutorado são voltadas para pessoas autodeclaradas negras.
Podem se inscrever graduados em áreas afins à área de estudo pretendida, a critério do Colegiado do PPGPV. O candidato deverá enviar documentação prevista no edital em formato pdf para o e-mail: producaovegetal.ufmgica@gmail.com . Os requisitos para inscrição, a constituição da banca examinadora, o processo de seleção, o resultado final e o registro e matrícula seguirão os mesmos termos do Edital Regular de Seleção 2023 .

Seleção
O processo de seleção será constituído de três etapas fechadas. A primeira etapa consiste na avaliação do Curriculum vitae com valor de 40 pontos. A segunda fase tem valor de 30 pontos se trata da avaliação de conhecimentos específicos na área de produção vegetal. A terceira etapa é avaliação do projeto de pesquisa escrito pelo candidato e de sua apresentação e arguição. Esta fase tem valor de 30 pontos.

Resultado
O resultado da seleção será divulgado no dia 08 de julho na página do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal.
Acesse aqui o edital regular retificado

Linhas de Pesquisa

Ciência e Tecnologia do Cultivo de Plantas
Esta linha de pesquisa tem como objetivo produzir conhecimentos científicos, tecnológicos e de inovação relacionados ao cultivo e manejo de plantas, com ênfase na sustentabilidade da produção agrícola. Os estudos visam identificar e solucionar problemas associados aos sistemas de produção vegetal pautados nas temáticas e princípios da genética e melhoramento de plantas, da fisiologia e da tecnologia da produção de sementes, todos estes conjugados as técnicas da biologia molecular e da Biotecnologia.

Ciência e Tecnologia de Recursos Ambientais e Interação de Plantas
Esta linha de pesquisa proporcionará o desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação em pedologia e uso do solo; química, mineralogia, poluição e degradação do solo; manejo e conservação do solo e da água; física e mecânica do solo; corretivos, fertilizantes e aproveitamento de resíduos; dinâmica e disponibilidade de nutrientes no sistema solo-planta; nutrição, metabolismo e diagnose nutricional de plantas; carbono no sistema solo-planta; associações planta-microrganismos; competições intra e interespecíficas de plantas; respostas fisio-metabólicas de plantas a agentes bióticos e abióticos; análise de traços e compostos orgânicos; e química dos produtos naturais.