UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Abertas inscrições do processo seletivo para especialização em Recursos Hídricos e Ambientais
01 / jul / 2022
Abertas inscrições do processo seletivo para especialização em Recursos Hídricos e Ambientais

Curso é oferecido na modalidade semipresencial

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da especialização em Recursos Hídricos e Ambientais do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG. Os interessados têm até o dia 19 de julho para se inscreverem. São oferecidas 30 vagas. O curso tem carga horária de 420 horas distribuídas em quatro semestres. A cada semestre letivo, grupos de disciplinas da matriz curricular do curso serão ofertadas em regime semipresencial de modo que serão desenvolvidos módulos presenciais interdisciplinares no início e no fim de cada semestre. Nos interstícios dos módulos interdisciplinares serão ofertados plantões para atividades presenciais contemplando práticas, avaliações, seminários e tutorias.

São oferecidas 30 vagas para a especialização em Recursos Hídricos. (Foto: Lucas Braga/UFMG)

Público-Alvo
Podem se inscrever pessoas graduadas em Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Biologia, Geografia e áreas afins.

Objetivo
O curso tem como objetivo especializar profissionais fornecendo aos participantes as bases legais, institucionais, regulatórias, organizacionais, operacionais e tecnológicas para o desenvolvimento e implementação de gestão sustentável dos recursos hídricos e ambientais, além de gerar competências nos recursos humanos locais para o monitoramento, planejamento e gerenciamento de recursos hídricos e ambientais da região, visando a manutenção da disponibilidade hídrica permanente, de forma a compatibilizar o desenvolvimento econômico-social, o aperfeiçoamento do processo produtivo sustentado, por meio de critérios e padrões de qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos hídricos e ambientais.

Seleção dos candidatos será realizada em etapa única. (Foto: Lucas Braga/UFMG)

Seleção
De acordo com o edital, a seleção será realizada em etapa única, com caráter eliminatório e classificatório. Três docentes do curso analisarão Currículo (60 pontos) e Histórico Escolar (40 pontos). Na análise do currículo serão adotados os seguintes critérios de avaliação: a) experiência acadêmica e profissional ou atividades nas áreas de recursos hídricos, meio ambiente ou questões socioambientais (50 pontos); b) cursos de formação complementar, eventos de outras áreas e eventuais (10 pontos).
Na análise do histórico escolar (40 pontos) serão atribuídos pontos em disciplinas relacionadas ao curso (sendo atribuídos cinco pontos para conceitos “A” ou notas de 90 a 100; três pontos para conceitos “B” ou notas de 80 a 89 e dois pontos para conceitos “C” ou notas de 70 a 79 num total de 40 pontos no máximo para esse critério). Para aprovação e classificação no processo seletivo, o candidato deverá obter no mínimo 50% dos pontos, numa escala de 0 a 100.
O resultado final será divulgado no dia 22 de julho. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ica-secrha@ica.ufmg.br ou pelo telefone (38) 2101 7780. Acesse o edital completo clicando neste link.

(Ana Cláudia Mendes/UFMG)