UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Abertas inscrições para bolsas do projeto de pesquisa Sendas
28 / jul / 2022
Abertas inscrições para bolsas do projeto de pesquisa Sendas

Projeto atua na criação de estratégias de conservação e restauração de áreas degradadas de Parque Estadual Caminho dos Gerais

Parque Estadual Caminho dos Gerais. (Foto: Maria Auxiliadora Pereira/UFMG)

Estão abertas até a próxima quarta-feira, dia 03 de agosto, as inscrições para seleção de bolsistas para o projeto de pesquisa Sendas. São oferecidas duas bolsas com vigência de agosto de 2022 a março de 2023.
Para se inscrever é preciso estar cursando a partir do quarto período dos cursos de Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola e Ambiental ou Agronomia. O candidato não deve possuir qualquer outro tipo de bolsa, exceto FUMP. Além disso, é desejado disponibilidade para viagem para comunidades rurais durante a semana e finais de semana.

Inscrições

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviar juntamente com a documentação prevista no edital para o e-mail da coordenadora do projeto, professora Maria Auxiliadora Pereira Figueiredo: doraengflor@gmail.com. A documentação deve ser enviada até as 17h do dia três de agosto.

Seleção

A seleção será realizada no dia cinco de agosto e terá duas etapas. A primeira, consiste em realização de entrevista (30%), na Plataforma Meet ou Teams (link será divulgado até o dia 04/08). A segunda etapa é a avaliação do currículo, com peso de 70%.

Atribuições dos bolsistas

Os selecionados deverão:
A) Participar da elaboração e execução das ações de pesquisa e extensão no âmbito do Projeto SENDAS.
B) Participar das atividades da Semana de Iniciação Científica, devendo apresentar trabalho como autor ou coautor.
C) Participar de outros eventos de cunho científico, em consonância com a coordenadora do projeto.
D) Participar de reuniões mensais com a Coordenação do Projeto e demais participantes e colaboradores
E) Apoio durante os eventos no ICA e fora do Campus.
F) Elaborar os relatórios de atividades dentro dos prazos solicitados.

Sobre o Projeto Sendas
O projeto Sendas foi aprovado em chamada do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), em 2020, e é executado em parceria pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e pelo Instituto de Ciências Agrárias da UFMG. A equipe é formada por professores das duas universidades e estudantes da graduação, engajados em atividades de ensino, pesquisa e extensão.
A implantação do eucalipto no norte de Minas Gerais nas décadas de 1960 e 1980, realizada sem o manejo correto do solo, trouxe danos ambientais significativos para áreas de caatinga e cerrado. O ressecamento de áreas de nascentes d’água foi um dos motivos que levaram à criação, em 2007, do Parque Estadual Caminho dos Gerais, inserido nos municípios de Mamonas, Monte Azul, Gameleiras e Espinosa. O projeto iniciado no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG propõe a implantação de estratégias de conservação, restauração e manejo em áreas degradadas do parque. Entre as atividades realizadas, estão ações com as comunidades do entorno do parque, com o compartilhamento de metodologias de restauração de área degradada, além de monitoramento da flora, fauna e solo por meio de pesquisas científicas.

Edital completo e a ficha de inscrição: Edital de Seleção Bolsistas Sendas

(Ana Cláudia Mendes/UFMG)