UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Abertas inscrições de solicitações complementares do Programa de Apoio à Iniciação Científica e Tecnológica Júnior
22 / dez / 2022
Abertas inscrições de solicitações complementares do Programa de Apoio à Iniciação Científica e Tecnológica Júnior

Podem se inscrever servidores docentes e técnico-administrativos do quadro permanente da UFMG

As bolsas têm vigência de um ano. (Foto: Lucas Braga/UFMG)

Estão abertas, até o dia 29 de dezembro, as inscrições de solicitações complementares do Programa de Apoio à Iniciação Científica e Tecnológica Júnior (BIC-Jr) patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Podem se inscrever servidores docentes e técnico-administrativos do quadro permanente da UFMG ativos e em efetivo exercício ou docentes em exercício provisório, portadores(as) do título de doutorado ou mestrado, candidatos(as) a orientadores(as) de bolsistas de Iniciação Científica no Ensino Médio. O prazo de execução de cada proposta contratada é de até 12 (doze) meses, respeitada a vigência do convênio com a FAPEMIG.

Inscrições

As inscrições serão realizadas por meio do preenchimento do formulário online disponível no Sistema de Fomento da PRPq . O(a) servidor(a) técnico-administrativo(a) deverá anexar documento com concordância formal da chefia imediata para orientação de bolsista BIC-Jr. Cada candidato poderá solicitar até 2(duas) bolsas de Iniciação Científica para estudantes de Ensino Médio.

Seleção

As solicitações serão julgadas pelos Comitês de Assessoramento da PRPq, que conduzirá o processo de avaliação e de seleção das propostas. O resultado final será divulgado no dia 12 de janeiro.

Sobre o programa de Apoio à Iniciação Científica e Tecnológica Júnior

Criado para propiciar a estudantes do ensino médio e profissionalizante a oportunidade de participar de atividades de pesquisa no âmbito da UFMG, o programa objetiva despertar a vocação científica dos(as) estudantes por meio da participação em projetos de pesquisa científica e tecnológica ou de inovação da UFMG, orientados(as) por pesquisador(a) qualificado(a), estimular os(as) pesquisadores(as) da UFMG com reconhecida excelência na produção do conhecimento científico a incorporar, em seu cotidiano de pesquisa, estudantes do ensino médio e profissionalizante, criando estratégias de ensino que viabilizem a educação científica e estimular e desenvolver o pensamento científico e a criatividade dos(as) estudantes despertada a partir do confronto com os problemas de pesquisa.

Acesse o edital completo aqui.