UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » 22ª UFMG Jovem é realizada até sexta
09 / set / 2021
22ª UFMG Jovem é realizada até sexta

ICA é representado por quatro iniciativas, entre mais de 100 trabalhos e as ações da Universidade que dialogam com a educação básica

Em 2020, 36 trabalhos foram premiados na Feira de Educação Básica. Imagem: Reprodução YouTube

Com o tema Conhecimentos em diálogo pela vida no planeta, em sintonia com a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia deste ano, a 22ª UFMG Jovem vai promover, nesta quinta-feira, dia 9, e na sexta, 10, ampla troca de experiências entre a comunidade da UFMG e a educação básica.

Na feira, serão apresentados 81 trabalhos do ensino fundamental, do ensino médio e da educação infantil. Na 2ª Mostra Educação e Saúde, 22 trabalhos da área de Ciências da Natureza serão expostos por professores, estudantes e egressos dos mestrados profissionais em Educação e Docência (Promestre/Linha Ensino de Ciências), da Faculdade de Educação da UFMG, e em Ensino de Biologia em Rede Nacional (Profbio), da UFMG e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Os vídeos dos trabalhos da Feira da Educação Básica e da Mostra Educação e Saúde ficarão em exibição no site oficial do evento a partir de quinta, 9.

A página vai abrigar também o Desafio: como seria o mundo se…, para estimular o público infantojuvenil das escolas a expressar, por meio de textos, áudios e desenhos, outros mundos possíveis e outras maneiras de viver e se relacionar com o planeta Terra.

A 22ª edição será aberta oficialmente na quinta (9), às 11h, em cerimônia com transmissão ao vivo pelo canal da Pró-reitoria de Extensão (Proex) no YouTube.

Virtual, ampliada e diversa
Além da tradicional apresentação de trabalhos, a UFMG Jovem contará, em 2021, com programação ampliada e mais diversa. Lives e outras atividades virtuais, no canal da Proex, terão a participação de estudantes, professores, cientistas, indígenas. Também serão mostrados os locais da Universidade que recebem a comunidade externa.

Na quinta-feira, às 13h30, na Conversa com cientistas, pesquisadores da UFMG vão interagir, ao vivo, com alunos das escolas de ensino básico. A roda de conversa terá como tema Natureza, diversidade, cultura e arte. Os estudantes e seus professores poderão enviar perguntas ou comentários por meio de formulário.

A #ExploraUFMG vai apresentar vídeos dos espaços dos campi da UFMG que recebem a educação básica e se reinventaram na pandemia. A mostra será aberta por mesa-redonda (quinta, às 15h30) com a presença da professora da FaE Nilma Soares da Silva, da coordenadora do Campus Cultural da UFMG em Tiradentes, Verona Segantini, e da coordenadora do Herbário do Norte Mineiro da UFMG em Montes Claros, Rúbia Fonseca.

Quatro projetos do ICA participam do #ExploraUFMG: o vídeo Universo Florestal, do Laboratório de Propagação de Espécies Florestais, o vídeo Sítio de Saluzinho, que apresenta o programa de extensão, o vídeo de apresentação do Herbário Norte Mineiro, e o vídeo Viveiro de Mudas ICA/UFMG, apresentado pelo Laboratório de Propagação de Mudas.

Frame do vídeo Universo Florestal, do Laboratório de Propagação de Espécies Florestais

Na sexta-feira, às 10h, será a vez da atividade Tamborzada brincante, e, às 13h30, estudantes da educação básica, bolsistas de Iniciação Científica CNPq (Pibic Júnior 2021), vão relatar suas experiências na elaboração e no desenvolvimento de projetos orientados por seus professores. Na sequência, às 15h30, uma live vai apresentar as experiências de aprendizagem numa escola da aldeia Pataxó Muã Mimatxi, de Itapecerica (MG).

Na cerimônia de encerramento (sexta, às 17h), o público vai conhecer os trabalhos premiados na UFMG Jovem – Conhecimentos em diálogo pela vida no planeta, nas categorias Educação infantil, Ensino fundamental e Ensino médio.

A UFMG Jovem é promovida pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC), vinculada à Proex. Os trabalhos selecionados para apresentação e todas as informações sobre a programação estão disponíveis no site e nos perfis do evento no Facebook e no Instagram.

[ Texto: Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão]