UFMG | Campos Montes Claros
Home » Notícias » Trabalho de manutenção do ginásio poliesportivo do ICA é concluído
07 / jul / 2022
Trabalho de manutenção do ginásio poliesportivo do ICA é concluído

Espaço passou por serviços de melhorias e está disponível para uso da comunidade acadêmica

Ginásio passa por fase de finalização da pintura externa. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Depois de ter a estrutura danificada por uma forte chuva que caiu em Montes Claros, o ginásio poliesportivo do Instituto de Ciências Agrárias passou por uma manutenção geral. De acordo com o coordenador de Planejamento e Infraestrutura, Eng. João Victor Oliveira, o telhado foi a parte mais atingida. “A principal avaria foi na cobertura do lanternim central, que tinha várias telhas danificadas. E como categorizava trabalho em altura, exigia um maior critério de segurança para execução da atividade. Além disso, foi necessário realizar um processo de licitação para adquirir os materiais necessários para estes reparos. Após a conclusão do certame, realizamos a aquisição dos insumos e fizemos a troca total do telhado do lanternim central. Esta manutenção foi necessária, já que as telhas no local já tinham mais de 10 anos de uso”, explicou o engenheiro civil.
Foi realizada a pintura de arquibancadas, de toda a parte interna da estrutura, dos gols, das demarcações e das regiões mais desgastadas do piso. A sinalização de emergência foi reforçada com sinalização de rota de fuga e saída de emergência. Agora está sendo feita a pintura da parte externa do ginásio.
A coordenadora do ginásio poliesportivo do ICA, professora Marilda Mendes, destaca a importância desta reforma. “A reforma [do ginásio] era esperada há muito tempo e veio em boa hora. É uma obra importante para toda a comunidade acadêmica uma vez que o espaço serve não só para aulas de práticas esportivas, como também para treinamentos de grupos como a Atlética, realização de eventos culturais e até colação de grau”, afirma a docente.

Espaço passou por serviços de melhorias no teto e estrutura geral. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Outros espaços esportivos

Antes da reforma do ginásio poliesportivo, foi feita a reforma da quadra de peteca com a pintura do local. O espaço também está disponível para uso. Agora, a Coordenadoria de Planejamento e Infraestrutura trabalha para realizar a manutenção da quadra do Centro de Atividades Administrativas e Didáticas (CAAD). “Essa quadra também tem bastante tempo que não recebe uma manutenção geral. Nós iremos fazer toda uma pintura do local. No início do ano, nós fizemos a revitalização dos guarda corpos que fazem as divisões do local. A partir de agora, vamos fazer a pintura do piso e colocar as redes de proteção. Nós estamos fazendo o processo de licitação para comprar essas redes. E ao final, iremos adequar o sistema de iluminação de forma a atender ao público. Estamos fazendo um pregão para comprar refletores de LED que tem um custo benefício melhor para todos”, afirma o coordenador de Planejamento e Infraestrutura João Victor.

A quadra do CAAD é o próximo espaço a passar por manutenção. (Foto: Ana Cláudia Mendes/UFMG)

Uso dos espaços esportivos

Para utilização dos espaços esportivos do Instituto de Ciências Agrárias é preciso fazer uma reserva. Os interessados devem entrar em contato com servidor técnico-administrativo Gabriel Cassani, no ramal 2101-7777.
Lembrando que as áreas esportivas são de uso coletivo e todos devem zelar pela sua preservação, tendo atenção com as normas de uso e cuidados.
Mais informações sobre os espaços esportivos do ICA encontram-se neste link.

(Ana Cláudia Mendes/UFMG)