UFMG | Campos Montes Claros
Home » Eventos » Colação de Grau
05 / jul / 2023
Colação de Grau

A colação de grau dos formandos 2023/1 acontecerá no dia 25 de julho de 2023, às 10h, em formato presencial, sendo que, a partir desse semestre, a inscrição à colação de grau e o requerimento de diploma ocorrerão em um procedimento único.

– INSCRIÇÃO À COLAÇÃO DE GRAU / REQUERIMENTO DE DIPLOMA

No ato da inscrição à colação de grau, o aluno já fará a solicitação da 1º via do diploma, não sendo necessário apresentar outro requerimento posteriormente.

O discente com previsão de formatura para esse semestre deverá preencher o formulário disponível no Moodle, no período de 30 de junho a 07 de julho de 2023, acessando o MinhaUFMG (ou acessando aluno>meus colegiados>Instituto de Ciências Agrárias – ICA>plataforma virtual de colegiado>Seção de Registro Escolar).

Assim, para se inscrever é preciso preencher o formulário seguindo os passos acima e enviar para o e-mail desta seção (sensino@ica.ufmg.br) a seguinte documentação, exclusivamente em formato pdf:

*Certidão de nascimento ou casamento;
* CPF (caso o documento esteja ilegível, poderá ser emitido outro através do site da Receita Federal: Impressão do Comprovante de Inscrição no CPF)
* Documento de identificação que conste o número da cédula de identidade, órgão emissor e estado de nascimento – Carteira de Identidade (preferencialmente) e Passaporte (para aluno estrangeiro);
* Nada consta da biblioteca atualizado (Poderá ser solicitado por e-mail bib@ica.ufmg.br)

Solicitamos que seja feita uma conferência da qualidade das cópias dos documentos que serão enviados, pois, obrigatoriamente, deverão ser legíveis e sem cortes. Favor enviar a documentação em arquivo único PDF, obedecendo a ordem acima. Caso não possua scanner, sugerimos o uso do aplicativo Adobe Scan.

Solicitamos, também, que façam uma conferência da qualidade da certidão de nascimento com antecedência, pois é preciso que as informações estejam totalmente legíveis, e se necessário for, solicite uma segunda via no cartório.

O campo “assunto” do e-mail deverá ser preenchido com “Requerimento de 1ª via de diploma – ano/semestre de conclusão de curso”

No corpo do e-mail deverá ser informado o nome completo, número de matrícula e curso.

A confirmação da participação na cerimônia de colação de grau somente se dará após a publicação da lista de alunos habilitados na página da Seção de Registro Escolar, na aba Avisos. A lista dos prováveis formandos será publicada no dia 21/07/2023.

ATENÇÃO: Somente serão efetivadas as inscrições dos discentes que efetuarem os dois passos: preenchimento do formulário de inscrição a colação de grau e envio da documentação para requerimento do diploma.

– CERTIDÃO DE COLAÇÃO DE GRAU / DIPLOMA

A Certidão de Colação de Grau que será entregue ao formando no ato da colação de grau constará também a informação que o diploma está em andamento. Com esse documento será possível fazer o registro provisório no Conselho da Categoria Profissional e se inscrever em Programas de Pós-Graduação, não sendo mais necessário solicitar a declaração de conclusão de curso.

O prazo para confecção e registro do diploma é de aproximadamente 4 meses. O diploma será expedido e registrado apenas no formato digital.

A Divisão de Registros de Diplomas da Universidade, enviará as informações de acesso ao diploma diretamente ao e-mail do graduado, após finalização do registro.