UFMG | Campos Montes Claros
Home » Eventos » 20 anos – Agronomia UFMG
05 / nov / 2019
20 anos – Agronomia UFMG

Neste ano, o curso de Agronomia do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, o mais antigo da instituição, celebra 20 anos de implantação. O curso da UFMG em Montes Claros foi criado em 1998 e abriu as portas em 1999, com a intenção de formar profissionais generalistas capazes de atuar especialmente na solução de problemas agropecuários, propondo a formação de um profissional com sólida base de conhecimentos científicos que, dotado de consciência ética, política, com visão crítica e global da conjuntura econômica, social e cultural, possa atuar no âmbito regional, no Brasil e no Mundo.

Para celebrar esta data, nos dias 11 e 12 de novembro, será realizada uma programação especial em nosso campus, com palestras e  mesas redondas. O evento terá a participação de egressos do curso e também haverá uma exposição de fotos das turmas que já passaram pelo ICA.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas online e no dia do evento. Haverá emissão de certificados para os participantes.

Local: auditório do Bloco C – UFMG campus Montes Claros.

Programação:

11 de novembro de 2019:

18h  Abertura e Homenagens

18h30   MÚTUA: Caixa de Assistência de profissionais do CREA  – Otávio Dutra Pereira Filho (CREA-MG)

19h   PalestraA nova matriz curricular da Agronomia – Elka Fabiana Aparecida Almeida (ICA/UFMG)

19h30 – Coffee break

20h   Mesa redonda: O Agrônomo do futuro: o que se espera dos profissionais no século XXI – Julian Rodrigues da Silva (Sebrae – MG); Camila Karen Reis Barbosa (CREA-MG e CESEP); Cláudia Beatriz Araújo Versiani (SUPRAM-NM)

12 de novembro de 2019: 

13h – Palestra: Desafios na Agronomia – João Ramos Oliveira

14h – Mesa redonda: Carreira pública para o Engenheiro Agrônomo – experiências e desafios – Iure Giuliano Braga Souza (Emater-MG); Ana Carolina de Castro (Sec. Meio Ambiente e Políticas Públicas de Divinópolis)

15h – Plantio de árvore em comemoração aos 20 anos do curso e Coffee break

15h30 – Mesa redonda: P&D ou vendas? Campo ou escritório? O Engenheiro Agrônomo na iniciativa privada – Patrícia Monique Neres Moraes (Líder Produtos Agrícolas); Marco Tulio de Melo (Abreu & Melo Assessoria em Financiamentos); Daniel Duarte (Flor das Gerais Agroindústria e FGA Projetos)

O evento é gratuito e aberto ao público.