banner_topo01.jpg
Home Graduação Cursos Engenharia de Alimentos
Engenharia de Alimentos Imprimir E-mail

Atendendo aos princípios da flexibilização curricular recomendada pela Pró-Reitoria de Graduação da UFMG, o currículo do curso contempla um núcleo de disciplinas de formação específica, composto por disciplinas obrigatórias e optativas, de formação complementar e um conjunto de atividades livres.

No núcleo de formação específica, as atividades obrigatórias, com carga horária correspondendo a 206 créditos (3.090 horas), estão subdivididas em eixos temáticos, os quais permitem a valorização de grandes áreas do conhecimento das Ciências de Alimentos, com maior igualdade de pesos entre estas, integrando os conteúdos básicos, de formação geral e profissionalizante, permitindo ao acadêmico vivenciar conteúdos programáticos de forma integrada.

Com o objetivo de complementar o aprendizado e de flexibilização curricular, o aluno deverá cursar 34 créditos (510 horas) em atividades que levem ao bacharelado com formação livre ou bacharelado com formação complementar aberta. Estas atividades deverão também possibilitar ao discente uma aprendizagem de questões referentes às agroindústrias no contexto econômico e social do semi-árido e cerrado brasileiro.

Os alunos que não fizerem opção pela formação complementar aberta, deverão cursar, obrigatoriamente, 24 créditos em atividades optativas do núcleo específico, e 10 (dez) créditos em atividades de formação livre que será obrigatória.

O curso também prevê que parte da carga didática total possa ser desenvolvida através de atividades complementares tais como Estágio Curricular Optativo; Iniciação à Pesquisa, à Docência e à Extensão; Participação em Eventos; Seminários de Avaliação Pedagógica; Grupos de Estudos; Internato Rural. 

Perfil profissional

O curso deverá formar um profissional com sólida base de conhecimentos científicos, dotado de consciência ética, política, com visão crítica e global da conjuntura econômica, social, política e cultural. O egresso deverá ser contextualizado em um cenário regional, nacional e global, onde poderá atuar, e ser capacitado para gerenciar ou assistir, de forma multidisciplinar, diferentes sistemas de processamento de alimentos, agregando valores e otimizando a utilização dos recursos potencialmente disponíveis e tecnologias compatíveis com aspectos socioeconômicos e ambientais.

Os profissionais formados deverão ser capazes de interpretar e construir conhecimento científico e tecnológico nas áreas de Ciências Agrárias, Engenharia, Ciências e adquirindo de forma continuada habilidade e competências para:

• aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à Engenharia;

• projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;

• conceber, projetar e analisar sistemas, produtos alimentícios seus processos;

• identificar, formular e resolver problemas de engenharia e desenvolver e utilizar novas ferramentas e técnicas;

• supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;

• comunicar-se de forma eficiente formas escrita, oral e gráfica, atuando em equipes multidisciplinares;

• compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissional;

• avaliar o impacto das atividades de engenharia no contexto social, econômico e ambiental;

• assumir a postura de permanente busca de sua atualização profissional e dos membros que coordena;

• contribuir como agente de desenvolvimento regional, buscando a valorização de produtos, cultura e mão de obra presentes em seu meio de atuação.

PROPOSTA CURRICULAR

Caracterização Geral

Nome do curso: Engenharia de Alimentos
Modalidade: Bacharelado
Título conferido: Engenheiro de Alimentos
Regime: Semestral
Turno: Diurno. 
Número de vagas no vestibular: 40, entrada única, no primeiro semestre de cada ano

Período de integralização: mínimo – 4,5 anos; referência – 5,5 anos; máximo – 9 anos
Carga horária total: 3.600 horas

Projeto Pedagógico do Curso

Calendário 2014

Normas Estágio

Normas TCC

Matrizes Curriculares

 Grade curricular N-20141

Grade curricular D-20141

Formulários

Aproveitamento de Estudos

Disciplina Isolada

Trancamento Parcial de Matricula

Trancamento Total de Matrícula

Regime Especial

Requerimento 2ª Chamada

Ementas das disciplinas

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner